Acompanhe sua gestação com o Maternidade Sem Neura: 7º mês

Veja o que deve estar acontecendo com o bebê na barriga e com você também! Saiba o que será importante cuidar nesse período!

 

Você está entrando no terceiro e último trimestre. Nesse mês, você deverá repetir diversos exames, como os de toxoplasmose, rubéola, o hemograma, o Anti-HIV a sorologia para hepatite B. As consultas passarão a ser quinzenais, para que o médico possa te acompanhar melhor.

Se você ainda não se decidiu, é hora de fechar onde terá o bebê. Também é importante estruturar o seu plano de parto. Sabe o que é isso? É uma carta em que você relata tudo o que gostaria (ou não) que acontecesse em seu parto, atentando para o diálogo prévio com a equipe que irá te assistir. Você irá se prevenir de procedimentos que possam ser desnecessários, de violência obstétrica além de entender melhor o que acontece ao longo de um parto.

Falando em procedimentos, pode ser uma boa ideia ter um neonatologista que você já conheça para ter os primeiros contatos com o bebê. Ele auxiliará na garantia do contato pele a pele, promovendo a amamentação ainda na primeira hora, além de avaliar o que realmente é fundamental para o bebê, evitando submetê-lo ao protocolo geral da maternidade.

Decidiu-se pelo chá? Realize nesse mês! Faça o balanço de tudo que ganhou e avalie o que precisa providenciar. Mas não exagere! Os bebês precisam de muito menos do que pensamos!

Como você está se sentindo? Seu útero já está próximo ao estômago. Seu corpo sente o peso aumentado e pode ter mais inchaços nos pés e nas mãos. Procure ter uma alimentação variada e, se sentir dificuldades, procure por um nutricionista. Saiba que o ganho de peso é desejado. Somente temos que tomar cuidado para que não seja tão excessivo a ponto de te prejudicar.

Muitos bebês já estarão encaixados na posição do nascimento nesse mês, com a cabeça para baixo. Se isso não acontecer, ele pode virar até no parto, mas a chance vai diminuindo conforme cresce. Converse com o seu médico. Há exercícios e, inclusive, acupuntura que podem ajudar.

imagem de internet

Até a 30a semana, ele terá cerca de 1,5kg e começará a regular a própria temperatura. Sua retina estará mais desenvolvida e conseguirá captar a luminosidade do ambiente. A sua medula passa a produzir totalmente as células do sangue e ele eliminará aproximadamente ½ litro de urina por dia. O colostro, o primeiro leite, começa a se formar em seus seios e vai alimentar seu bebê nos seus primeiros dias. Mas não fique manipulando os seios para avaliar sua produção, pois ela pode ser imperceptível e você corre o risco de se machucar.

Leia, aqui, os posts anteriores:

1º mês

2º mês

3º mês

4º mês

5º mês

6º mês

Para maiores informações, acompanhe o Maternidade Sem Neura no Facebook! www.facebook.com/mamaessemneura.

Para agendar um atendimento com nutricionista, acesse: http://migre.me/sDcVZ

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: