Acompanhe sua gestação com o Maternidade Sem Neura: 6º mês

Veja o que deve estar acontecendo com o bebê na barriga e com você também! Saiba o que será importante cuidar nesse período!

Nesse mês, você deve fazer o segundo ultrassom morfológico. Além de avaliar a morfologia fetal, ele avaliará o crescimento do feto, a quantidade de líquido amniótico e o grau de maturidade da placenta.Também é provável que já faça um exame de sangue considerado meio chatinho: o teste de tolerância à glicose. Ele possui essa fama porque você ingere, em jejum, uma grande quantidade de um líquido doce e precisa coletar sangue 3 ou 4 vezes. Não tente se apressar para tomar tudo rapidamente porque o sabor não é ruim, mas é enjoativo pela quantidade.

Você pensou em fazer o chá de bebê? Esse é um período bom para se decidir porque, a cada mês, ficará mais pesada e menos disposta. Pode ser uma das únicas oportunidades para reunir as pessoas queridas, celebrar sua gravidez com elas, divertir-se e, ainda, ter uma boa ajuda no enxoval. Muitas mulheres, inclusive, fazem o chá somente para ganharem as fraldas. Veja aqui nossa lista de itens que sugerimos pedir! Também finalize os detalhes relacionados ao quarto e outras necessidades básicas para receber o bebê. Ainda faltam 3 meses para uma gestação normal, mas é importante considerar que, se ele se apressar, você já terá tudo organizado. Aliás, fique atenta a sinais que podem levar a um parto prematuro, como dor ao urinar, vômitos, desidratação, forte dor lombar, sangramento vaginal, contrações recorrentes e fortes e corrimento. Você também deve sentir o bebê se mexer todos os dias.

Para dormir, prefira deitar de lado, para melhorar o fluxo da placenta.

imagem de internet

O bebê estará com quase 1 kg no final desse mês e medirá 36 cm e já seria capaz de sobreviver fora do útero da mãe sob cuidados muito intensos, pois ainda está muito prematuro, mas seus pulmões são capazes de respirar ar. O sistema nervoso está amadurecido o suficiente para controlar os movimentos da respiração e a temperatura do corpo. Seus olhos já estão abertos e ele pode soluçar (e você sentirá isso).

Seu útero deve começar a fazer treinamentos para o parto e, com isso, surgem pela primeira vez as contrações, leves, chamadas de contrações de Braxton-Hicks. Conforme sua barriga cresce, a pele estica, coça e as estrias podem começar a aparecer. Hidrate-se bastante!

Leia, aqui, os posts anteriores:

1º mês

2º mês

3º mês

4º mês

5º mês

Para maiores informações, acompanhe o Maternidade Sem Neura no Facebook! www.facebook.com/mamaessemneura.

Para agendar um atendimento com nutricionista, acesse: http://migre.me/sDcVZ

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: