Acompanhe sua gestação com o Maternidade Sem Neura: 4º mês

Veja o que deve estar acontecendo com o bebê na barriga e com você também! Saiba o que será importante cuidar nesse período!

Você está se sentindo melhor? O enjoo deve ter sumido, o humor melhorou e a disposição também. Aproveite o trimestre para cuidar dos detalhes da gravidez. Terá que ser feita reforma da casa? Como será o cantinho do bebê? Pense nas principais mudanças e mais demoradas.

No final desse mês, o bebê estará com cerca de 19 cm e 100g. Seus olhos e orelhas estão corretamente posicionados. Ele pode chupar os dedos e exprimir feições de agrado e desagrado, inclusive em função do sabor do líquido amniótico. Ele começará a jogar o líquido amniótico que está dentro dos pulmões para fora, como se estivesse ensaiando a respiração. Será possível detectar o seu sexo. A sua pele é muito delicada e coberta por uma secreção gordurosa, que a protege do contato com o líquido amniótico. Está também coberta por pelos muito finos, chamados de lanugem. As sobrancelhas e o cabelo já podem ser vistos.

Imagem de internet

Você começará a ser reconhecida pela barriga um pouco mais pronunciada: é o útero em crescimento! Sua pele deverá ficar mais brilhante, mas, por outro lado, terá as gengivas mais sensíveis, podendo sangrar. Deve começar a aparecer uma linha escura que desce a partir do umbigo devido à melanina produzida pela placenta, a linea nigra.

Apresentação1

Imagem de internet

Esse é o momento para começar a pensar com mais carinho no seu parto. Leia. Informe-se. Tome cuidado para não se prender à ideia de que a cesárea é mais confortável e adequada para a maioria das mulheres. Existem evidências concretas que afirmam o contrário. Você conhece realmente o conceito de parto humanizado? Pense bastante antes de tomar sua decisão (que poderá mudar quantas vezes necessárias).

É o momento para procurar um obstetra para chamar de seu! Ele precisa ser parceiro nas suas escolhas e na condução da gestação e do parto. Converse abertamente com ele. Informe-se com outras mulheres que tiveram filho com ele.

Pense também em frequentar grupos de gestantes. É uma forma de se informar, trocar experiências e ir internalizando o que representa estar grávida e ser mãe.

Você pratica exercícios? Converse com seu médico sobre caminhadas, alongamento, hidroginástica, ioga, pilates… Será uma forma bastante saudável de manter seu corpo ativo, diminuir dores posturais e auxiliar para que o ganho de peso ocorra da forma mais adequada. Nesse trimestre, os valores da balança tentem a aumentar. Leia aqui nosso texto sobre ganho de peso durante a gravidez.

Bom final de trimestre para vocês!

Leia, aqui, os posts anteriores:

1º mês

2º mês

3º mês

Para maiores informações, acompanhe o Maternidade Sem Neura no Facebook! www.facebook.com/mamaessemneura.

Para agendar um atendimento com nutricionista, acesse: http://migre.me/sDcVZ

 

%d blogueiros gostam disto: