Acompanhe sua gestação com o Maternidade Sem Neura: 2º mês

Veja o que deve estar acontecendo com o bebê na barriga e com você também! Saiba o que será importante cuidar nesse período!

É nesse mês em que muitas mulheres percebem que têm algo diferente no seu corpo e suspeitam da gravidez. Seus seios poderão ficar doloridos e com mais volume. Você pode se sentir sonolenta e com mais vontade de urinar.

2 Months Pregnant

Imagem de internet

Você já deu a notícia para as pessoas ou irá esperar um pouco mais?

Nesse mês, o bebê chegará a 2 centímetros e pesará 3 gramas. O coração começará a bater intensamente, mais veloz do que o nosso. Apesar de não ser visível, os órgãos sexuais já estão formados. A coluna vertebral é o primeiro componente que se desenvolve. O cérebro está visível e com rápido crescimento, tornando a cabeça desproporcional ao tamanho do restante do corpo. Pulmões, rins, fígado, pâncreas e estômago estão evidentes, bem como os brotos que darão origem aos braços. Os intestinos desenvolvem-se dentro do cordão umbilical para, depois, migrar para dentro da barriga do bebê. Já será possível perceber o início da formação das orelhas, da boca, dos olhos e dos buraquinhos que darão origem ao nariz. Inicia-se o processo da formação do esqueleto.

2 Months Pregnant

Imagem de internet

Se você não fez ainda o exame de sangue para confirmar a gravidez, agende sua primeira consulta de pré-natal. O ideal são, pelo menos, 6 consultas. Mesmo que esse não seja o médico que fará o seu parto, é importante que o primeiro atendimento não demore. Uma série de exames será solicitada: determinação de grupo sanguíneo e do fator Rh (prevê qualquer incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto), hemograma (importante para o diagnóstico de anemia), glicemia (detecta se há tendência de desenvolvimento de diabetes gestacional), pesquisa de: hepatite B, toxoplasmose, HIV, rubéola e sífilis, exame de urina e papanicolau. Procure atualizar a carteira de vacinação. É esperado que se tome a Dupla Adulto (para difteria e tétano), a vacina contra a Hepatite B e contra Influenza, somente durante a Campanha Anual.

Deverá ser solicitado ultrassom para confirmar o tempo de gestação, saber se será um bebê (já pensou que podem existir mais?) e também para prognóstico de doenças cromossômicas ou malformações. Às vezes, é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Você deverá estar ansiosa para isso. Guarde esse momento para sempre!

O médico deverá prescrever suplementação de ácido fólico (talvez você já esteja tomando se planejava engravidar) e de ferro. O ácido fólico é muito importante no início da gestação, para evitar malformações no tubo neural do bebê. Podemos encontrar ácido fólico nos cereais integrais, nos vegetais verde escuros (espinafre e brócolis), nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), nas carnes, na cenoura e na gema de ovo. O ferro participa da formação dos glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia, comum entre as gestantes. Ele é encontrado em alimentos, como carnes, leguminosas  vegetais verde escuros. Leia nosso texto sobre como obter ferro além das fontes de origem animal.

Talvez você comece a sentir enjoos Não é nada prazeroso e é bastante comum no começo da gravidez. Respire fundo e acredite: deve passar até o fim do primeiro trimestre. Saiba como melhorar sua qualidade de vida no período dos enjoos!

Leia, aqui, os posts anteriores:

1º mês

Para maiores informações, acompanhe o Maternidade Sem Neura no Facebook! www.facebook.com/mamaessemneura.

Para agendar um atendimento com nutricionista, acesse: http://migre.me/sDcVZ

%d blogueiros gostam disto: