Quanto um bebê precisa comer durante a introdução de alimentos?

A grande maioria dos bebês come menos do que os seus pais gostariam. Essa preocupação cerca muitas famílias e, claro, as deixam aflitas. Diariamente, ouço a pergunta “quando que ele vai começar a comer de verdade?.

 

Messy-Baby-660x370.jpgEntão, falando em quantidade, o estômago de um bebê de 6 meses comporta, no máximo, 150 a 200mL, o que daria uma xícara de chá. Mas, sempre é importante lembrar que, até completar um ano de vida, esse bebê tende a se saciar mais pelo leite do que pela alimentação complementar. Não se esqueça: o leite tende a suprir, nutricionalmente, a maioria das necessidades do bebê dessa idade. Enquanto isso, além de (como o seu nome diz) complementar aquele pouco que o leite tende a não suprir (e isso é uma média, dependendo muito do organismo do bebê e da manutenção livre demanda), a alimentação complementar serve para:

  • Despertar no bebê o interesse pela comida,
  • Estimulá-lo com relação aos diferentes sentidos (tato, olfato, paladar),
  • Auxiliar na sua socialização,
  • Favorecer o seu desenvolvimento motor, do sistema digestório e cognitivo,
  • Começar a construir sua memória afetiva em relação à alimentação.

O que quero trazer com essas informações é que, o aporte nutricional (parcialmente garantido pela quantidade de alimentos que o bebê come) é somente um dos aspectos que envolvem a alimentação complementar. De nada adianta ter um bebê que come tudo, mas que é enganado pelo “olha o aviãozinho” ou pelo desenho no tablet ou que recebe uma papa toda misturada, com aquela coloração amarronzada com textura uniforme.

Para saber se o que ele está consumindo (seja pelo leite ou pelos outros alimentos), observe:

  • Alterações importantes na curva de peso e de comprimento: Nesse tópico, vale lembrar que podem ocorrer diminuições na velocidade de ganho de peso ou no crescimento e isso não representar perigo. O alerta acontece quando o “jeitão” da curva do seu bebê muda mês após mês. Quer saber mais sobre como interpretar as curvas? Leia o nosso texto!
  • O estado geral do bebê: se ele está ativo, animado, sem doenças de repetição que insinuem problemas de imunidade (lembrando que outros fatores, como ida a berçários, podem interferir) e mantendo o seu padrão de desenvolvimento, temos mais um sinal positivo de que tudo deve estar bem.

Se, mesmo assim, você quer ter um parâmetro oficial, o Ministério da Saúde traz uma recomendação de consumo no material intitulado “Dez passos para uma alimentação saudável” (é importante que você saiba que as recomendações sobre alimentação complementar do Ministério da Saúde estão em revisão e, provavelmente, a orientação segundo quantidades não deve mais ser enfatizada):

  • Grupo dos cereais e tubérculos: 3 porções/dia (Ex.: 2 colheres de sopa de arroz ou 1 batata média ou 2 colheres de sopa de macarrão)
  • Grupo das verduras e dos legumes: 3 porções/dia (Ex.: 4 fatias de cenoura cozida ou 1 colher de sopa de couve cozida ou 1 1/2 colheres de sopa de abobrinha)
  • Grupo das frutas: 3 porções/dia (Ex.: 1/2 banana nanica ou 1/2 maçã ou 1 laranja)
  • Grupo das carnes, miúdos e ovos: 2 porções/dia (Ex.: 2 colheres de sopa de carne picada/desfiada ou 1 ovo)
  • Grupo das leguminosas: 2 porções/dia (Ex.: 1 colher de sopa de feijão ou lentilha ou ervilha)
  • Grupo dos óleos e das gorduras: 2 porções/dia (Ex.: 1 colher de sobremesa de óleo vegetal)

Para não ficar enlouquecida diante de tantos números e quantidades, alguns cuidados para facilitar o dia a dia nessa fase:

post quantidade.jpg

Quer saber ter mais orientações sobre a alimentação complementar, especialmente, sobre o BLW? Participe do nosso curso que vai acontecer em breve! Inscreva-se aqui!

 

Anúncios


Categorias:Falando um Pouco Sobre...

Tags:, , ,

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: