Separe duas horas por semana para cozinhar e facilitar a rotina

Esse não é um post dedicado à mulher! Ele é para qualquer adulto da família (e, inclusive, para envolver os pequenos). Esse texto é sobre otimizar o tempo que gastamos para cozinhar, pois, pelo que observo, cada vez menos as pessoas conseguem se organizar para preparar suas próprias refeições. E isso está longe de ser preguiça! É tempo adicional que passamos trabalhando ou no trânsito…. É ponderar as horas que queremos ter com os nossos filhos ou gastá-las cuidando da casa. É ter muito mais disponibilidade de comprar comida pronta comparado com antigamente. Além disso, é ter cada vez menos intimidade com a cozinha.

Então, meu desafio é para que você crie o hábito de separar duas horas por semana para fazer o preparo de grande parte das suas refeições. Aí, nos outros dias, você só precisará de alguns minutos para fazer coisas mais simples. E ninguém precisa ser chef de cozinha para poder preparar a sua própria comida!

Veja por onde começar!

  • Deixe o feijão de molho na noite anterior em bastante água e, no dia em que cozinhar, troque a água, coloque algumas folhas de louro e leve para cozinhar por cerca de 20 minutos. Retire a parte para consumir imediatamente (e essa parte você já refoga com óleo e alho, além de temperar com sal). Todo o restante, você armazena em potes pequenos. Calcule 1 concha (com grão e caldo) por pessoa adulta por refeição. Assim, se na minha casa tem dois adultos e eu quero feijão para 2 jantares, faço potes com cerca de 4 conchas. Isso vale para outras leguminosas, como grão de bico, ervilha e lentilha!
  • Planeje a carne bovina, suína, peixe ou frango que será preparado e faça algum prato “coringa”, ou seja, que possa servir de base para outros pratos em outros dias. Faça em uma quantidade superior ao que vocês irão consumir em uma ou duas refeições. Exemplos de pratos coringas são uma carne cozida ou um frango assado, que podem virar recheio de torta ou panqueca, irem parar no molho do macarrão ou no arroz de carreteiro.
  • Deixe as verduras e legumes pré-prontos. Para as folhas, já deixe a parte a ser consumida na semana devidamente lavada e seca. Couve, por exemplo, eu já deixo até fatiada e guardada bem fechada na parte inferior da geladeira. Aí, é só refogar (ou servir na forma de salada). A mesma ideia vale para a escarola e repolho. Cozinhar em grande quantidade também vale a pena se tiver planejamento. Os brócolis refogados de hoje, podem ser picados para o macarrão de outro dia. Ou a abobrinha cozida vira base para uma sopa. Sobre o congelamento, veja o nosso post que fala do assunto e aproveite para fazer uma “limpeza” na geladeira.
  • Faça um prato mais “completo” (ou quase completo) em quantidade maior para congelar, como uma torta, lasanha, panqueca, sopas. Eles voltam à cena nos outros dias.

Outras sugestões:

  • Quando chegar das compras, congele bifes ou filés em pequenas porções. Assim, é só descongelar em poucos minutos e fazer grelhado. Colocar cebolas em fatias já dá um sabor diferente.
  • Arroz é um prato que dá para fazer na hora (enquanto o bife está grelhando, por exemplo). Para dar uma cara diferente, coloque legumes ralados, milho, ervilha, salsinha…
  • Aproveite o máximo dos alimentos. Cozinhou legumes ou carne em água? Use para outro prato! Se não sabe onde usar naquele momento, congele! Descascou um monte de vegetais? Guarde as cascas higienizadas para também fazer um caldo. Guarde também talos, que podem ser usados numa farofa, por exemplo!
  • Macarrão também é prático, principalmente se você usa a água da cocção dele para cozinhar outros legumes, como brócolis, couve-flor ou cenoura. Daí, é só finalizar com alho dourado no azeite e sal! Ou colocar molho que você, sabidamente, já deixou congelado!
  • Ovo também é solução salvadora para quem não tem muito tempo disponível. Um omelete com legumes, cozido na salada ou o famoso “mexidão” com arroz faz sucesso!
Anúncios


Categorias:Falando um Pouco Sobre...

Tags:, , , , , ,

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: