Abertas as inscrições para evento online e gratuito sobre Alimentação Saudável na Infância

Profissionais renomados, nacionais e internacionais, debatem sobre diversos temas voltados para a saúde e alimentação infantil.

 

Descasquem mais, desembalem menos!

 

De 30 de agosto a 5 de setembro, acontece a II Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil, evento online e totalmente gratuito, que tem por objetivo orientar pais, educadores, profissionais da área da saúde e interessados sobre o tema “Educação alimentar e Saúde Integral da Criança”. Serão sete dias de palestras com mais de 20 especialistas, incluindo pediatras, psicólogos, entre outros profissionais que atuam na promoção de saúde da área materno-infantil.

dreamstime_m_56545110

Dividido em três módulos, e mais uma seção de painéis ilustrativos, o seminário abordará, em sua fase inicial, os primeiros passos para uma boa educação alimentar. O participante terá orientações sobre como apresentar os primeiros alimentos, e também poderá entender o que pode ser feito caso já tenha passado dessa fase. Além desta ser uma oportunidade de reflexão sobre a importância da alimentação familiar saudável, na ocasião, será discutido um assunto temido por muitos pais: “Por que o bebê não se interessa pela comida? ”. Cada assunto contará com um profissional especializado, como Gill Rapley, creditada como criadora do termo BLW (em inglês “baby-led weaning”, método que incentiva a autonomia do bebê durante as refeições). Ela será responsável pelo tema: “A introdução alimentar do ponto de vista do bebê”.

Na segunda parte, o foco estará na educação alimentar e nutricional, passando pela importância das refeições em escolas e das escolhas saudáveis no dia a dia, além de obesidade infantil e alimentos ultraprocessados. Destaque para a autora do best-seller “O peso das dietas”, Sophie Deram, que trará sua colaboração sobre o perigo das restrições alimentares e o silencioso aumento dos transtornos alimentares na infância.

Em “Infância saudável: muito além da alimentação”, último módulo, serão aprofundados aspectos que envolvem a saúde integral da criança, como o desmame precoce e as relações familiares, abordado pelo presidente da Academia Brasileira de Pediatria, José Martins Filho. As representantes do Instituto Alana, Raquel Franzim e Lais Fleury abordarão, respectivamente, os temas “Escolas transformadoras” e “Reflexões sobre o contato das crianças com a natureza”. O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos focados na garantia de condições para a vivência plena da infância.

Intertítulo

De acordo com as organizadoras, Aline Padovani e Lívia Figueiredo, os aspectos trazidos na II Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil são diferentes dos que foram abordados no primeiro evento sobre o tema. Na I Semana, trouxemos uma abordagem voltada para o entendimento dos ultraprocessados e a importância da busca pela comida de verdade. Foram mostrados problemas e sugeridas soluções, pois sabemos da importância de revermos a alimentação das crianças agora, na tentativa de conter o avanço da epidemia de doenças crônicas e obesidade devido à má alimentação no futuro. Já nesta edição, vamos focar um pouco mais nas soluções, aprofundando melhor cada assunto”, afirma Lívia Figueiredo, organizadora e mãe de Lucas, 11 anos.

Para Aline é preciso pensar no futuro das crianças. Todos os temas escolhidos trazem uma reflexão que pode gerar mudança. “Não desejamos apenas que nossos filhos estejam bem alimentados. Queremos mais, queremos que eles sejam saudáveis e felizes, que se tornem adultos equilibrados, com respeito ao próximo e à natureza, e que sejam capazes de lutar por um mundo melhor. Cada criança que cresce rodeada de apoio, respeito e empatia tem a possibilidade de ser um futuro agente de transformação também”, diz Aline, mãe de Nícolas, 2 anos, e grávida de Joaquim.

Os interessados já podem se cadastrar no site oficial do evento. Será enviado um e-mail de confirmação e um lembrete com o acesso à plataforma antes de cada palestra.

 

II Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil
Tema: Educação alimentar e Saúde Integral da Criança

Cadastre-se e confira a programação completa:

http://saudeealimentacaoinfantil.com.br/

Data: de 30 de agosto a 5 de setembro

Evento online e gratuito

Organizadoras:

 Aline Padovani é mãe de Nícolas, de 2 anos e grávida de Joaquim. Fonoaudióloga e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), especializada na avaliação e tratamento dos distúrbios de deglutição. Dedicada a difundir o baby-led weaning e outros tópicos sobre introdução alimentar no blog “Tá na hora do papá”, é também idealizadora do Congresso Online de Atualização em Alimentação Complementar (CONALCO) e do Curso Avançado em Baby-led Weaning, já na quinta turma de formação.

 

Lívia Figueiredo é mãe de Lucas, de 11 anos, psicóloga, que após ter problemas de saúde devido à alimentação inadequada, tornou-se pesquisadora sobre alimentação e saúde. Ao tentar transformar seus próprios hábitos alimentares e os de sua família e amigos mais próximos, descobriu que a tarefa de mudar paradigmas sobre a alimentação não é fácil. Criou, assim, o projeto Mães e Filhos em Ação, que tem o objetivo de empoderar as mães com informações para que elas possam preparar melhor seus filhos.

 

Contato para imprensa:

Roberta Molina

rlumolina@yahoo.com.br

11 98724 6802

Anúncios


Categorias:Nós recomendamos - Eventos e Atividades

Tags:, , , , ,

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: