Férias em casa? Faça jogos com os seus filhos

Férias em casa, para muitos pais, não é sinônimo de descanso. A energia das crianças fica muito grande para um apartamento, como vive a maioria das famílias hoje. Apesar de que há muitos passeios bacanas a serem feitos ao ar livre, nem sempre dá para sair.

Para evitar passar o dia todo na televisão, trago aqui algumas ideias de jogos que vão ocupar as crianças um bom tempo: tanto para a sua construção e, claro, para brincar depois. Mas a intenção não é distrair as crianças sozinhas, mas de proporcionar um momento divertido entre pais e filhos.

Há alguns dias, comprei umas placas de EVA e colas coloridas. Elas me renderam dominó, bingo, jogo da memória e um quebra-cabeça. Sei que o EVA é um material polêmico pois não se degrada na natureza. Então, você pode usar um papel grosso encapado ou papelão. Mas como a ideia é fazer brinquedos que durem bastante, achei que valeria a pena.

As placas de EVA que comprei foram de 60x40cm.

Para o dominó, recordei 28 retângulos de 20x10cm. Com a cola preta, fiz a linha divisória exatamente na metade de cada retângulo. Também usando a cola, fiz os números. Você também pode fazer com desenhos de animais ou frutas. Veja o resultado.


Com o período das festas juninas, o bingo virou uma diversão aqui em casa. Para fazer o bingo, recortei placas de 20x10cm (recorte quantas você quiser… Eu fiz 7) e faça, com uma caneta preta, 3 linhas e 5 colunas. Em cada espaço de cada placa, faça letras de forma sortida, usando a cola.

Depois, recorte 26 quadrados de 3x3cm e faça, com a cola, o alfabeto nele. Se você quiser fazer o bingo tradicional com números, você precisará de mais quadrados.

Por últimos, faça os “marcadores”. Eu recortei, aleatoriamente, 50 quadrados 1x1cm e fiz, com a cola colorida, bolinhas em cada um deles.

Esse foi o nosso bingo!


Agora, o jogo da memória. Fiz um com 20 peças, um número que achei razoável para brincar com a filha de quase 3 anos. Então, recortei quadrados de 4x4cm.

Escolhi 10 desenhos aleatórios com ela e fiz dois iguais (ou quase iguais), usando a cola. Foram: estrela, sol, flor, lua, peixe…

Ele ficou assim!


Por fim, fiz o quebra-cabeça. Para quem tem habilidade para desenhar, pode se empolgar mais. Eu sou péssima! Então, fiz um desenho bem básico. Mas foi divertido colorir com a “ajuda” da Manu.

Usei uma placa inteira (60x40cm) e também desenhei com a cola. Depois, recortei aleatoriamente as peças (fiz 40).


Aqui está o resultado!

Boa brincadeira!

Anúncios


Categorias:Experiências e Vivências

Tags:, ,

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: