Gelatina é um alimento próprio para as crianças?

Não sei para você, mas quando eu era criança, gelatina era sinônimo de um alimento do bem. Para recuperar de uma doença, comia gelatina! Para as crianças terem uma sobremesa mais saudável, gelatina! Para emagrecer, GELATINA!

Agora, já estando na vida adulta há um bom tempo, percebo que essa mensagem ainda persiste em muitos lugares e a dúvida fica no ar: gelatina faz bem? Criança pode comer gelatina?

Então, vamos começar a entender o que é a gelatina! Ela é qualquer substância que, em adição de líquido, adquire a consistência de um gel. Então, não é um produto único. A maior parte da gelatina existente no mercado é de origem animal, contendo colágeno. Ela é extraída do couro e/ou ossos do boi. Essa é aquela gelatina incolor ou em folhas que compramos facilmente (ou então as adoçadas e coloridas, que viram as sobremesas). Mas também existe a gelatina de agar-agar, que é de origem vegetal (extraída de algas). A gelatina pura possui um sabor bastante neutro. Aqui embaixo, temos um comparativo entre a gelatina animal e a vegetal puras, ou seja, sem adição de sabores. Veja!
gelatina2

A gelatina de origem animal é rica em proteínas, que é o colágeno, auxiliando na formação dos nossos músculos, cabelos e unhas, enquanto que a vegetal não apresenta essa característica. Aliás, ela é basicamente constituída de fibras solúveis, que auxiliam na saciedade, na prevenção do câncer e no controle da glicemia (açúcar do sangue) e do colesterol.

Porém, normalmente não comemos gelatina pura. Comemos uma sobremesa chamada gelatina. E aí vem a questão. Aqui embaixo, trago um comparativo entre gelatinas com sabor morango: a versão tradicional, uma versão voltada ao público infantil, a light e a diet.

gelatina1

Começando pela lista de ingredientes, já podemos perceber que existem muitos outros componentes além da própria gelatina. O ingrediente em maior quantidade em todos os produtos (exceto na versão dietética) é o açúcar (veja aqui como ler um rótulo de alimentos). Somente depois aparece a gelatina propriamente dieta. Mesmo a versão infantil, apesar de trazer o açúcar orgânico, ainda é basicamente composta por açúcar adicionado de um pouco de gelatina. Aliás, a versão infantil possui até mais açúcar do que a tradicional. Veja! Na mesma porção, a tradicional possui 5,1g de carboidratos, enquanto que a infantil possui 14, ou seja, quase 3 vezes mais! De infantil, não tem nada né?

Além de serem riquíssimas em açúcar e com bem pouca proteína (5 gramas de carne crua teriam a mesma quantidade de proteína), elas possuem uma vasta de lista de outras substâncias. Somente na infantil e na light há o morango de verdade (em pouca quantidade). Nas demais, somente aromatizantes e corantes! São cerca de 10 aditivos bem distantes daquilo que reconhecemos como alimentos, cujos efeitos para a saúde ainda não são totalmente conhecidos. O quanto que essas substâncias estranhas são inofensivas? Não sabemos muito bem!

Mesmo a versão que não é diet ou light possui adoçante artificial. Sabia? São nada mais do que 4 tipos diferentes de adoçantes em uma gelatina que não se intitula diferenciada. Quem não lê o rótulo, consumirá diversos adoçantes sem saber. Aliás, aqui está uma bela jogada de marketing, dado que a gelatina tradicional e a light são bastante parecidas, mas, provavelmente a segunda é mais cara por ter uma cara fitness.

Aliás, para que saiba, um alimento é considerado light quando há a redução de pelo menos 25% nas suas calorias ou de algum nutriente comparado à versão tradicional. No caso da gelatina, não fica clara onde está a redução (comparamos a mesma marca). No caso da diet, há necessidade de restrição total ou existência de quantidade insignificante de calorias ou algum nutriente. Nesse caso, a gelatina possui restrição de açúcares.

Agora, ficou bem fácil concluir se esse é um alimento bacana para ser oferecido às crianças (ou até mesmo aos adultos). Gosta de gelatina? Então, uma boa ideia é usar a versão sem sabor, que pode ser a agar-agar, com suco de frutas natural. Mesmo que você ainda queira colocar um pouco de açúcar, ela ainda ficará muito mais saudável!

Anúncios


Categorias:Falando um Pouco Sobre...

Tags:, , , , ,

3 respostas

  1. Eu tinha essa dúvida sobre a gelatina, nunca ofereci para o meu filho, porque já tinha ouvido falar que gelatina não era nada saudável, mas gostei da ideia de oferecer a sem sabor com suco de frutas natural, acho que no verão vai fazer muito sucesso por aqui! Bjos

    Curtido por 1 pessoa

Trackbacks

  1. Gelatina na casca da laranja (sem conservantes e sem açúcar) 

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: