Dicas de passeios para as férias em São Paulo

Mesmo sem viajar, dá para aproveitar muito a nossa cidade para se divertir com as crianças. Eu, particularmente, mesmo adorando viajar, gosto muito de passear em São Paulo e, de preferência, gastando pouco! Aqui, então, vão algumas dicas de passeios para fazer com os filhos!

Biblioteca Monteiro Lobato

A Biblioteca Infantil Municipal foi criada em 14 de abril de 1936, como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura, elaborado por um grupo de intelectuais liderado por Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil e precursora de outras similares, tanto no município como no interior do estado de São Paulo. Em 1955, a biblioteca passou a denominar-se Monteiro Lobato em homenagem ao escritor que tanto encanta crianças, jovens e adultos. Possui um acervo infantil vasto, além dos bonecos gigantes do Monteiro Lobato.

entrada

Peça “A Menina e o Sabiá”, no SESC Consolação 

Essa peça é baseada na canção tradicional de Hervê Cordovil e Mário Vieira, que é representada com muito movimento e dança.

Através da linguagem do circo e da acrobacia aérea o espetáculo conta a história do amor e amizade entre uma menina e um sabiá que está preso em uma gaiola.
Um dia, o pássaro vai embora e a garota fica muito triste, mas acaba compreendendo que a ave precisa ser livre para continuar plena e se apaixonar pelo perfume de outras flores. O sabiá vendo a tristeza da amiga volta a visitá-la sempre para cantar e alegrá-la.

Até 16/7, aos sábados às 11h. Crianças até 12 anos não pagam.

37

Histórias da Infância no MASP

Essa exposição busca representar a infância em diferentes períodos, territórios e escolas. Jà fizemos um texto sobre essa exposição! Leia aqui! Até o fim de julho. Gratuito às terças-feiras.

Dentro da exposição, o MASP realiza oficinas de desenho para crianças, ministradas por 14 artistas atuantes no cenário brasileiro, alguns com obras no acervo do MASP ou que integram Histórias da infância.

Parte do programa da exposição, cada oficina tem duração de 2 dias e acontece sempre aos sábados e domingos, das 15h às 17h.

As oficinas são gratuitas, sendo necessária inscrição prévia. As crianças participantes e um acompanhante tem acesso gratuito às exposições do MASP nos dias das oficinas.

Artistas participantes: Rivane Neuenschwander, Cinthia Marcelle, Lais Myrrha, Paulo Nazareth, Nicolás Robbio, Ibã Huni Kuin + Bane Huni Kuin + Mana Huni Kuin, Thiago Honório, Marcius Galan, Beatriz Milhazes, Yuri Firmeza, Thiago Martins de Melo, Laura Lima, Jarbas Lopes e Ernesto Neto.

A oficina reúne um conjunto de dinâmicas lúdicas (individuais e coletivas). Toma como base o desenho de linha e tem como objetivo a invenção/desconstrução de imagens a partir dos conceitos de figuração e abstração.

Clique aqui e confira as oficinas que já estão com as inscrições abertas

“Playgrounds” no MASP

Playgrounds 2016 apresenta seis novos trabalhos de artistas que levam em conta o engajamento público no museu e em seu entorno. Céline Condorelli (França/Reino Unido), Ernesto Neto (Brasil), Grupo Contrafilé (Brasil), O Grupo Inteiro (Brasil), Rasheed Araeen (Paquistão/ Reino Unido) e Yto Barrada (Marrocos) são artistas cujas práticas envolvem o jogo, a participação, a esfera pública e a convivência coletiva, e por isso foram convidados a conceber propostas retomando o espírito de Playgrounds, uma exposição individual do artista Nelson Leirner realizada no MASP.

Playgrounds 2016 ocupa o Vão Livre, o 2o subsolo e o mezanino do 1o subsolo  do MASP, unindo os programas de mediação e de exposições do museu e em diálogo com a exposição Histórias da infância, a partir de 7 de abril. Por meio da arte,  do lúdico e do jogo, é possível imaginar novas maneiras de conviver e aprender. A educação se difunde em todo o museu, entendido também como um ambiente de troca e transformação de todos os envolvidos: artistas, obras, museu e seus públicos.

Até 24 de julho. Gratuito às terças-feiras.

Exposição Planeta Inseto, no Instituto Biológico

Visite o Museu do Instituto Biológico onde está a exposição PLANETA INSETO, mostrando a importância desses organismos na vida humana. A mostra retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

Ainda não se convenceu? Que tal descobrir como as lagartas do bicho-da-seda fazem uma confortável camisa? E, para descontrair, apostar em uma excêntrica corrida de baratas? Isso mesmo tem até um baratódromo!

Descubra também quais povos utilizam os insetos como fonte de alimento, e quais que os treinam para competirem em campeonatos de lutas.

Já viu um inseto que parece um graveto? Não? Talvez até já tenha visto, porém não o diferenciou de um galho, esse inseto recebe o nome de bicho-pau, venha aprender a identificá-lo com a gente!

O que são pragas urbanas? Quem são esses insetos que rondam as nossas casas, avançam em nossa comida e podem transmitir doenças? O que é controle biológico? Não sabe a resposta para essas perguntas, ficou curioso? Então visite a exposição!

Exposição Planeta Inseto
Onde: Museu do Instituto Biológico
Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana,
São Paulo/SP (próximo estação Ana Rosa do metro)
Quando: De terça a domingo, das 9h às 16h

Unibes Cultural

Atividades gratuitas acontecerão ao longo do mês, por meio de semanas temáticas: a Semana da Diversidade Cultural, do Cinema e dos Clássicos infantis. Só é necessário inscrever-se por e-mail! Terá cinema, oficinas culinárias temáticas e muito mais. Veja a programação aqui!

Bloco Bebê no SESC Bom Retiro

Um show com ritmos carnavalescos, marchinhas, frevos, maracatus, músicas infantis descontraídas e dançantes da cultura popular e canções autorais de integrantes do grupo e de Isadora Canto (Projeto Acalanto), cantadas por ela, e acompanhadas por instrumentos com timbres especialmente escolhidos para agradar aos ouvidos sensíveis dos bebês.

O público de todas as idades é convidado a entrar na dança, compondo um animado e delicado cortejo. É recomendável levar sling ou outro carregador de bebês. Dias 10 e 17 às 16h.

blocobebe

Fauna Infesta no SESC Pompeia
Uma vivência lúdica com a poesia concreta e visual para crianças de 0 a 3 anos e seus acompanhantes. Com formas, cores e bichos, os pequenos se aproximam do universo das palavras e seus aspectos visuais, sonoros e semânticos. Com Ateliê Mariposas. Todos os domingos, às 11h, até o fim de julho.

fauna-in-festa-web

Pedro e o Lobo, no SESC Pinheiros

Encenado por meio de técnicas de Teatro Negro, o espetáculo é baseado na encantadora fábula musical Pedro e o Lobo, composta pelo russo Sergei Prokofiev em 1936. Nela, para proteger seus amigos bichos, o valente Pedro tenta capturar um lobo muito feroz. A montagem recebeu o prêmio APCA de 2004, na categoria Melhor Espetáculo de Formas Animadas.
Ficha técnica: Adaptação e direção: Fernando Anhê. Narração pré-gravada e direção musical: maestro Jamil Maluf. Elenco: Cia. Imago.
Duração: 45 minutos

Local: Auditório (3º andar)

Venda limitada a quatro ingressos por pessoa

Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.

Dia 10 às 15 e às 17h.

Cia-Imago Pedro-e-o-Lobo

Espaços de Brincar nos SESCs

A maioria dos SESCs, se não todos, possuem espaços abertos para os pequenos brincarem. Acesse aqui o site do SESC.

Espetáculo EmQuanta no SESC Ipiranga

Com Núcleo Quanta. O espetáculo EmQuanta propõe a pais e filhos que interfiram no espaço junto aos atuadores, criando um território de convívio. O espaço não dispõe de separações entre público, atuadores e crianças, o que estimula e desonera os envolvidos nas relações previstas e fixadas entre espectador/atuante. Assim, o espaços vazio, transitável, experienciável, e aberto constitui uma relação colaborativa, caminho que a encenação aprofunda ao longo do desenvolvimento do espetáculo. Concepção e coordenaçãogeral: Suzana Schmidt; coordenação de encenação: Wilson Julião; música: Cristiano Gouveia; elenco: Thaís Póvoa, Suzana Schmidt, Wilson Julião, Fafi Prado e Cristiano Gouveia. Duração: 60 minutos. Teatro (200 lugares). Dia 10 às 11h.

Em quanta

Contação de história no SESC Ipiranga

O projeto Prosa Miúda traz o envolvimento e a diversão da criança nos seus primeiros aninhos. Serão apresentadas a história “Barriga Grande”, sobre um sapo que bebeu toda a água do lago! Os animais tentam convencê-lo a devolver a água, cada um a sua maneira. Porém, surpreendentemente o único bicho que consegue é a minúscula minhoca, que acorda o Barriga Grande de um jeito bem engraçado. A outra história é uma adaptação da história Vovó Aranha, da tradição popular da Austrália. O conto e as músicas são voltadas para os pequeninos, com bastante uso de gestual e estímulos visuais. Com Cia Ju Cata-Histórias. Praça Vermelha.  Dia 17 às 16h.

A História Sem Fim, no SESC Bom Retiro

Quando o jovem Bastian, pegou emprestado um misterioso livro ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.

(Dir. Wolfgang Petersen, EUA, 1984, 90 min)

Retirada de ingressos com 01 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Dia 9 às 11h.

Yoga para crianças no SESC Consolação

O Yoga para Crianças é uma maneira divertida de desenvolver habilidades importantes em um ambiente não competitivo. Praticar yoga com crianças é criar uma atmosfera acolhedora que as encoraje a relaxar e se divertir enquanto desenvolvem não apenas força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também consciência, melhora na capacidade de concentração, foco e autoconfiança.
Com Lígia Ferraro.

Na Sala Gama, 7º andar.

Dia 9 às 14h.

Yoga Portal

 

O Menino e o Mundo no SESC Pinheiros

Brasil, 2014, projeção digital. Gênero: Animação / Aventura. Direção: Alê Abreu.

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Duração: 85 minutos
Local: Auditório (3º andar)

Dia 12 às 14h.

Carnaval dos Animais no SESC Pinheiros

Encenado por meio de técnicas de Teatro Negro, o espetáculo apresenta baleias siderais, misteriosos cangurus, fósseis de dinossauros e muitos outros bichos ganham vida, cores e luzes. De maneira poética e divertida, cada animal é representado por um tema musical específico, extraído da obra-prima O Carnaval dos Animais, de Camille Saint Saens, e das composições especialmente criadas pelo maestro Jamil Maluf.
Ficha técnica: Direção, dramaturgia, cenografia e iluminação: Fernando Anhê. Música de Camille Saint Saens e Jamil Maluf. Direção musical: Jamil Maluf. Elenco: Cia. Imago.
Duração: 45 minutos
Local: Auditório (3º andar)
Venda limitada a quatro ingressos por pessoa
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo
Dia 17 (às 15 e às 17h) e dia 24 (às 15h)

Cia-Imago O-Carnaval-dos-Animais

 

Beatles para Crianças no SESC Bom Retiro

Beatles para Crianças é um show de rock para as crianças, em que três músicos e um ator embalam diferentes gerações com histórias e canções do quarteto de Liverpool, ao som de clássicos como “Hey Jude”, “Let It Be”, “Help”, “Black Bird” e “All You Need Is Love”, fazendo da participação do público uma parte fundamental do espetáculo. Dias 17 e 24 às 16h.

Beatles para crianças

Alice no País das Maravilhas no SESC Pinheiros

A famosa história da menina que, ao perseguir um coelho, entra num mundo ilógico e absurdo é recontada com os recursos do Teatro Negro, em que os manipuladores ficam invisíveis ao olhar do espectador e os bonecos movem-se magicamente. O espetáculo recebeu o Prêmio Criança 2006 e foi selecionada pelo 10º Cultura Inglesa Festival.

Ficha técnica: Adaptação, direção e cenografia: Fernando Anhê. Trilha sonora: maestro Jamil Maluf. Elenco: Cia. Imago.

Duração: 45 minutos
Local: Auditório (3º andar)
Venda limitada a quatro ingressos por pessoa
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo
Dia 31 às 15 e às 17h.
Cia-Imago Alice-no-País-das-Maravilhas
CineClubinho no Cine SESC
São várias exibições sempre aos domingos às 11h, como o Menino Maluquinho e Castelo Rá-Tim-Bum.
mundo-da-lua
Anúncios


Categorias:Nós recomendamos - Eventos e Atividades

Tags:, , , ,

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: