O Começo da Vida – um documentário sobre a importância dos nossos primeiros anos de vida

Estreiou no dia 5 de maio o documentário chamado “O Começo da Vida”, produzido pela Maria Farinha Filmes e direção de Estela Renner. Ele trata, de forma emocionante, do que acontece nos primeiros anos de vida de um ser humano e quais os seus desdobramentos ao longo da sua vida e para a sociedade. Quem assistir, vai se deparar com reflexões sobre o parto, a importância da mãe, o papel do pai e dos avós, a licença-maternidade e paternidade, a adoção, o brincar, o cuidado entre irmãos, a necessidade intensa de carinho desse novo ser… Sempre trazendo, como ilustração, famílias ao redor do mundo de diferentes culturas, realidades e vulnerabilidades sociais.


A ideia dos produtores foi a de convidar todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? A mensagem que fica, ao final de exibição, é “cuide dos bebês como aquilo mais precioso que se tem no mundo”. Também sai com outras mensagens muito claras, como “perceba e respeite o seu bebê” e “desconstrua-se de imposições sociais para realizar o cuidado”.

Fui na sessão de estreia carregando a minha filha à tiracolo, hoje já com 2 anos e 9 meses, pois achei que essa seria a forma mais bela de pensar sobre o seu cuidado. Manu ficou muito atenta e encantada com cenas de tantos bebês e entre pipocas, mamadas e sonecas, foi parceira para que eu assistisse o filme. E foi muito bonito ver, além da dela, muitos bebês com as suas mães na sala.

Como uma crítica, o merchandising chamativo de algumas empresas patrocinadoras do filme afeta um pouco a característica de uma produção independente. As empresas já possuem seus nomes destacados, não precisariam embutir cenas com bebês usando seus shampoos etc.

E você sabe como assistir “O Começo da Vida”? Nos primeiros dias, estão acontecendo sessões (inclusive gratuitas) em diversas cidades, mas existe uma outra forma muito bacana, que é a de você organizar sua sessão, sem nenhum custo, por meio da VideoCamp. É muito simples e uma oportunidade para reunir diversas pessoas para conversar sobre o assunto!

Anúncios


Categorias:Nós recomendamos - Filmes e Documentários

Tags:, , , , , ,

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: