Em tempos de H1N1 e outras gripes, saiba como melhorar a imunidade

Nas últimas semanas, com a chegada precoce do surto de H1N1, famílias têm ficado muito preocupadas (com razão), especialmente por causa das crianças. Essa faixa etária é considerada um grupo de risco devido à maior gravidade dos sintomas decorrentes da doença, que, inclusive, pode ser fatal. Saiba que gestantes e mulheres no período pós-parto também são consideradas grupos de risco.

Diante desse cenário, milhares de pessoas têm buscado vacinas na rede particular. A vacina tem importância extrema, mas alguns cuidados com a alimentação são também significativos por melhorar a imunidade do organismo.


Apesar do que se lê em alguns lugares, não há um alimento milagroso, mas o conjunto de alimentos faz toda a diferença. Veja aqui algumas sugestões!

  • Antes de qualquer outro alimento, para bebês e crianças amamentado, invista em muito peito! Tem um recém-nascido? Lembre-se do colostro, que é um super alimento que o protegerá nas primeiras semanas. E fique atenta para que não haja uso de fórmulas sem necessidade real. Leia mais sobre o colostro!
  • Tenha uma alimentação variada, com os diferentes grupos de alimentos (cereais, tubérculos, frutas, hortaliças, carnes, leguminosas, leite e gorduras) e fazendo um prato bem colorido!
  • Cuidado com uma alimentação muito restritiva. Algumas pessoas que desejam emagrecer, por exemplo, diminuem aleatoriamente determinados alimentos, proporcionando uma dieta desequilibrada. Em casos de viroses ou mesmo da criança que apresenta baixa aceitação dos alimentos, há uma tendência para se comer menos. Então, é importante auxiliar essas pessoas a conseguirem se alimentar melhor, oferecendo quantidades menores com maior frequência.
  • A vitamina C é grande conhecida para a prevenção da gripe. Inclua diariamente no almoço e no jantar tomate, brócolis ou agrião e, nas sobremesas, laranja, abacaxi, limão, morango,  goiaba, kiwi, tomate e verduras  cruas.
  • O ácido fólico, conhecido pelas gestantes, também é importante por ajudar na formação dos leucócitos. Então, não se esqueça de incluir leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha, no almoço ou no jantar.
  • A vitamina A auxilia na defesa do nosso organismo, além de contribuir para a integridade das nossas mucosas, que são a primeira barreira física aos microrganismos. Ela é encontrada nos legumes e frutas alaranjados e nas verduras verde-escuras. Veja aqui uma receita de torta que usa abóbora na massa e recheio de brócolis.
  • A deficiência de ferro também afeta bastante nossa imunidade. Então, para afastar esse risco, inclua carnes ou vísceras nas refeições principais. É vegetariano? Veja aqui outras opções para sua alimentação!
  • Outro nutriente importante é o zinco, que auxilia o organismo a se recuperar diante de eventuais estresses (que diminuem nossa imunidade). Para ter zinco na sua dieta, inclua carnes, aves, peixes, além de cereais integrais.
  • Ter uma alimentação com probióticos (bactérias do “bem”, que ajudam na recuperação da flora intestinal, fortalecendo nosso sistema imunológico) e com prebióticos (a “comida” para essas bactérias) também representa uma ajuda. Essas bactérias estão presentes em leites fermentados, alguns iogurtes e no kefir. E elas alimentam-se das fibras presentes nos alimentos. Então, abuse de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e das leguminosas!

Além de ter uma alimentação bem cuidada, vale muito a pena investir em uma vida, de forma geral, com mais qualidade. Então, durma bem, faça atividades de lazer, tenha hobbies, brinque com as crianças, converse com pessoas queridas, não trabalhe mais do que realmente for necessário! Tudo isso tem benefícios os quais nenhuma vacina supera!

Anúncios


Categorias:Falando um Pouco Sobre...

Tags:, , , , , ,

7 respostas

  1. Viviane.
    Gostaria de dar mais leite fermentado para Gabi. Mas acho esse produto adoçado demais.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bebê de três meses pode tomar a vacina?

    Curtir

  3. Criança alérgica tem a vacina gratuita?

    Curtir

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: