Dicas para facilitar a vida de quem tem pouco tempo para cozinhar

Cozinhar pode ser delicioso, além de trazer um bem enorme para a saúde! Somente assim, conseguimos saber melhor o que realmente estamos comendo! Mas nem sempre temos tempo todos os dias para colocarmos a mão na massa! Então, elaborei uma série de sugestões para facilitar a vida de quem, como eu, não consegue passar muito tempo na cozinha! Aqui vai!

I. Cozinhe bastante feijão em cada vez e congele em porções menores. Se cozinhar o pacote inteiro de um quilo, provavelmente só terá que voltar a fazer daqui umas duas ou três semanas, dependendo do tamanho da família

II. Vai fazer hambúrguer ou almôndegas? Faça em grande quantidade e também congele. Assim, você terá uma fonte de proteína quase pronta nos dias mais corridos.

III. Comprou verduras, legumes e frutas? Deixá-los já higienizados e bem secos na geladeira, economiza tempo: uvas, morangos, cenoura, tomate, folhas… Isso facilitará muito! Mas planeje bem o seu uso para realmente consumir esses alimentos. Evite que estraguem!

morango

IV. Melão, melancia e abacaxi? Deixe-os já cortados em pedaços. Assim, não corremos o risco que se estraguem intactos!

V. Vai começar a cozinhar uma refeição? Pense onde vai usar a base de cebola e alho e pique tudo no mini-processador. Depois, é só ir usando nas diferentes preparações.

VI. Aproveite o vapor da panela em que está cozinhando o arroz para cozinhar os legumes. Nem precisa ser panela elétrica! Depois, basta regar com azeite, sal e ervas.

VII. Congele hortaliças! Brócolis e couve-flor semi-cozidos! Salsinha, cebolinha, pimentão e couve crus! Assim, quando não tiver nada à mão, lá estarão eles para irem direto à panela. E o tomate, em forma de molho, merece ser congelado em menores porções. A macarronada fica pronta quase tão rápido quanto um macarrão instantâneo.

VIII. Sobrou arroz? Refogue em um pouco de óleo com alho, ovo mexido e cheiro-verde. Ele ganha vida e sabor!

IX. Sobras de carne e de legumes são uma brecha para preparar uma torta!

X. Faça pratos mais completos. Uma massa à bolonhesa e legumes, um arroz de carreteiro, torta de frango com legumes, risoto! Você resolve a refeição com poucas panelas!

Dica bônus! Essa pode parecer mais difícil, mas economiza um tempo enorme (e dinheiro e criatividade)! Planeje o que fará ao longo da semana antes de ir ao mercado! É muito mais fácil do que comprar um monte de coisas e somente depois escolher o que irá cozinhar!

Anúncios


Categorias:Experiências e Vivências

Tags:, , , ,

1 resposta

Trackbacks

  1. Utensílios para facilitar a vida de quem cozinha

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: