Conheça cuidados simples para ter com a sua alimentação durante a gravidez

Em outro post, falei sobre o ganho de peso na gravidez. Para que ele ocorra de forma adequada, a alimentação é um dos aspectos mais importantes. Vou trazer aqui alguns cuidados para a mulher ter em relação à sua alimentação durante a gravidez.

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Imagem de internet

  1. Saboreie os alimentos e faça refeições prazerosas. Como o organismo da grávida fica mais lento, se comemos rápido, a chance de mal-estar aumenta, principalmente a azia. Além disso, comendo mais lentamente, ficamos satisfeitas com menor quantidade de alimentos. Isso ajuda para quando temos aquela fome incontrolável. E não podemos nos esquecer que comer é um ato muito gostoso. Então, cerque-se das pessoas queridas e aproveite os alimentos.
  2. Faça pratos coloridos! Essa sugestão é um clássico, mas, em geral, funciona. Quanto mais colorido, maior a chance de termos nutrientes diferentes! Além disso, é mais gostoso comer um prato bonito!
  3. Prefira alimentos sem aditivos (conservantes, edulcorantes, aromatizantes, emilsificantes, corantes, reguladores de acidez etc). Quanto menos processado um alimento, melhor para a sua saúde. Geralmente, esses alimentos vêm, também, carregados de sal, gordura ou açúcar.
  4. Cozinhe mais! Nem sempre é possível preparar todas as refeições, mas tente se aproximar dessa meta. Se você já não almoça em casa, faça o café da manhã e o jantar. Faça refeições simples, mas caseiras. Cozinhar ajuda a relaxar e é a melhor forma de saber o que se está comendo. Mora com outras pessoas? Incentive-os a cozinharem também!
  5. Prefira alimentos orgânicos. Pode ser muito difícil, pelo custo e acesso físico, ter uma alimentação 100% orgânica. Mas prefira adquirir a versão orgânica dos alimentos que, sabidamente, possuem maiores quantidades de agrotóxicos (tomate, pimentão, pepino, morango) e aqueles que não descascamos para comer ou que apresentam uma casca muito fina (verduras, pera, abobrinha).
  6. Faça pequenas e diversas refeições durante o dia. Isso te ajudará a ter uma alimentação mais variada, além de diminuir a chance de azia e de enjoos.
  7. Prefira cereais integrais. Eles terão maiores quantidades de fibras, ácido fólico, zinco, nutrientes importantes na gravidez. Prefira pão e macarrão feito da farinha integral, milho verde, aveia…
  8. Inclua frutas, verduras e legumes nas diferentes refeições. Esses alimentos ajudam a dar saciedade, melhoram o funcionamento do intestino e são ricos em vitaminas e minerais.
  9. Beba bastante água! Mesmo que você tenha que ir várias vezes ao banheiro, ande sempre com uma garrafa de água. Fazer bastante xixi diminui a chance de infecção urinária.
  10. Coma carnes, aves e peixes, se não for vegetariana. Esses alimentos são ótimas fontes de ferro, proteína e de vitamina B12. Os peixes são ricos em ômega-3…
  11. Ingira leite e seus derivados. Mesmo existindo outros alimentos com absorção igual ou maior de cálcio, a quantidade do nutriente nesses alimentos os tornam importantes. Além disso, são ricos em proteínas, vitamina A, B12 e D.
  12. Coma feijão ou outras leguminosas, como ervilha, lentilha e grão de bico, todos os dias. Esses alimentos são fontes de proteína e fibra, além de possuírem ferro.

Saiba que, se você apresenta dificuldades para organizar a sua alimentação, o nutricionista é o profissional com formação adequada para te orientar. Uma alimentação saudável, além de auxiliar no ganho de peso adequado, contribuirá para a melhor saúde do seu bebê!

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