Sustentabilidade e saúde infantil: como diminuir o desperdício dos alimentos

Por Viviane Laudelino Vieira

Esse é o terceiro post sobre sustentabilidade. Já trouxe a questão dos agrotóxicos e dos alimentos ultraprocessados. Agora, vamos falar de a prática nossa: o desperdício.

 

imagem de internet

 
Falar em desperdício dos alimentos parece ser algo distante da nossa realidade. Porém, o ele é parte do nosso dia a dia. Faça dois exercícios. Primeiro: vá à sua cozinha e veja quantos alimentos estão escondidos nos fundos da geladeira e do armário, eventualmente, vencidos e que, mesmo não estando, você sequer se lembrava dele… olhe as frutas, legumes e verduras que já não estão em bom estado… olhe as sobras de comidas já preparadas e que você somente AINDA não jogou fora. Qual o volume disso? Segundo exercício: vá preparar uma refeição para você e sua família. Quanto de cascas, talos, folhas você descartou?
A literatura nos diz que, por dia, cada um de nós gera mais de meio quilo de lixo orgânico vindo dos alimentos. Se pensarmos que nossos mercados, feiras, açougues e sacolões já nos “ajudaram” a livrar de uma boa parte dos alimentos ao descascarem e picarem nossas abóboras, limparem as carnes, descascarem as frutas, nosso lixo é ainda maior.

Segundo a FAO, um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado. Se considerarmos que milhões de pessoas no nosso país vivem em situação de insegurança alimentar, o desperdício dos alimentos seria um crime?

E é importante lembrarmos que, além de jogarmos fora algo que qualquer um de nós poderia estar consumindo, estamos desperdiçando muitos recursos que foram demandamos para o plantio, cultivo, colheita, transporte e higienização desses alimentos. Estamos falando de mão de obra, água, combustível e diversas outras matérias orgânicas que vão ao lixo à medida que nossos alimentos estão sendo desperdiçados.

O site do Banco de Alimentos traz uma informação que traduz essa ideia. Você sabia que, para produção de 1 kg de banana, são utilizados 500 litros de água? Saiba também que a casca da banana corresponde de 30 a 40% do peso. Assim, a cada quilo de banana consumido, se jogarmos fora a casca, estaremos desperdiçando até 200 litros de água! Considerando que 1 banana pesa cerca de 120 gramas, são necessários 60 litros de água para ela ser produzida e, assim, são desperdiçados 24 litros numa única casca banana não consumida! Isso seria suficiente para tomar 3 minutos de banho, dar 2 descargas ou lavar o rosto 2 vezes!

Mas não vamos falar somente de economia. Muitos nutrientes estão sendo jogados fora também. Em tempos em que as pessoas pagam caro por alimentos considerados funcionais ou usam suplementos alimentares para terem melhor saúde, é contraditório não aproveitar aquilo que já temos corriqueiramente.

virada (1)

Olhe a tabela acima e veja que muitas partes consideradas não convencionais (cascas, folhas e talos) são tão ou mais nutritivas do que a parte que habitualmente usamos. Mas, como aproveitar integralmente os alimentos? Primeiro, lembre-se de que, se for um alimento passível de contaminação por agrotóxicos, não vale a pena usar sua casca, pois terá um elevado teor de contaminante.  Resolvido isso, o mais importante é a criatividade. Alguns exemplos práticos:

  • Está refogando couve? Então guarde os talos e faça uma farofa!
  • Asse a abóbora japonesa com casca! E coma assim! É muito saborosa!
  • Não deixe o feirante cortar as ramas da cenoura! Assim, você pode colocá-la no arroz!
  • Faça suco com a casca do abacaxi!
  • Experimente um bolo que também use a casca da laranja!

São muitas as possibilidades! O Maternidade Sem Neura costuma trazer ideias que estimulem o aproveitamento integral dos alimentos. Você tem a sua receita? Compartilhe conosco!

Anúncios


Categorias:Falando um Pouco Sobre...

Tags:, , ,

1 resposta

Trackbacks

  1. Bolinho de arroz assado |

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: