Cuidado! Isso que você está oferecendo para o seu filho pode não ser um iogurte!

Por Viviane Laudelino Vieira

Na minha infância, como na da maioria de vocês, eu adorava aquelas garrafinhas ou copinhos de iogurtes! Como eu não tomava tanto leite, meus pais sempre tinham um iogurte na geladeira para o lanche e, até, para a sobremesa.

imagem da internet

imagem da internet

Hoje, nutricionista há mais de dez anos, tomo um certo cuidado com esses produtos que se encontram no mercado. É uma variedade imensa de marcas e variedades, sabores, personagens extremamente atrativos para nossas crianças… Mas nem sempre eles são o que acreditamos.
Primeiro, vou começar mostrando as informações do mais simples iogurte.
iogurte
O rótulo anuncia “iogurte natural integral” e seus ingredientes são leite Tipo A e fermento lácteo. Somente isso. Sua embalagem é simples, não tem nenhum anúncio chamativo falando de mil vitaminas e minerais.
Porém, a maioria dos produtos que entendemos como iogurtes são, na verdade, bebidas lácteas. Qual a diferença?
A bebida láctea precisa ter, pelo menos, 51% dos seus componentes sendo de base láctea e obrigatoriamente possui soro de leite. O restante pode ser gorduras vegetais, açúcar, gelatina, amido etc etc etc. Já no iogurte, os ingredientes não lácteos não podem ultrapassar os 30%. Além disso, ele não pode ter adição de gorduras não lácteas e existe uma indicação de quantidade de proteínas lácteas que deve ser respeitada.
Olhem esse exemplo!
bebida
Começamos a verificar a lista de ingredientes. É de perder a conta. Só o preparado de morango é feito de 10 itens. E, lembrando que a lista de ingredientes apresenta os itens em ordem decrescente de quantidade, no “preparado de morango”, o “morango” está em 6º lugar, atrás do xarope de açúcar e do… açúcar (não me perguntem porque precisa de açúcar duas vezes)!!! Depois do tal “preparado de morango”, vem leite reconstituído parcialmente desnatado e iogurte parcialmente desnatado, que também não é só iogurte. É uma mistura de leite reconstituído parcialmente desnatado, mais xarope de açúcar, soro de leite em pó e fermento lácteo. E depois desses componentes, essa bebida láctea ainda tem mais um pouco de xarope de açúcar. Assustador?
Vamos à tabela nutricional! Comparativamente, a bebida láctea apresenta menos proteínas: são 3,5g contra 5,6g do iogurte. E aí eu lembro que uma das grandes importâncias que atribuímos ao leite e seus derivados é o teor proteico. Agora, vamos aos carboidratos. O iogurte natural apresenta 8,6g em 170g do produto, sendo que essa carboidrato é, exclusivamente, a lactose. Já a bebida láctea tem 30g em 180g do produto. Assim, se já vimos que a bebida é um iogurte mais “diluído”, o teor de açúcar de adição (apesar de não ser explicitado na embalagem) deve ser quase a totalidade do produto. O teor de fibras, em ambos, é zero! No iogurte, isso é esperado, dado que é um produto de origem animal somente. Já em uma bebida que, teoricamente, contém morango… onde foram parar as fibras da fruta? Provavelmente, a quantidade de fruta, apesar da embalagem trazer desenhos de morangos lindos e vermelhos, deve ser minúscula.
O cálcio é um nutriente que está em maior quantidade na bebida. São 338mg versus 225mg. A quantidade necessária de cálcio para uma criança de 1 a 3 anos é de 700mg e, com 4 anos ou mais, 1000mg. É relativamente fácil atingir essa quantidade se a criança apresenta uma alimentação variada. Não precisaria recorrer à bebida láctea para atingir a essa necessidade.
Sempre gosto de comparar o preço. Procurando agora o valor de cada um em um supermercado on line, o iogurte custa R$1,99, enquanto que a bebida custa R$1,39. Por que é mais caro? Esse iogurte, especificamente, é feito com leite tipo A. Além disso, a bebida contém ingredientes que a barateiam, como o soro de leite e muito açúcar.
Aqui foram somente dois exemplos bastante simples para que eu possa mostrar a diferença entre iogurte e bebida láctea. Mas, fique atento! Como eu disse, há muita variedade no mercado e, inclusive, muitos iogurtes que também são cheios de açúcar, conservantes e pouca fruta. Alguns deles, infelizmente, ainda trazem a alusão de que são apropriados para crianças por virem com personagens infantis nas embalagens. Então, na próxima vez que for ao mercado, olhe bem o rótulo do seu iogurte e o dos seus filhos!

Anúncios


Categorias:Falando um Pouco Sobre...

Tags:, , ,

1 resposta

  1. Republicou isso em e comentado:

    Saibam as diferenças entre os diferentes iogurtes e bebidas lácteas!

    Curtir

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: