A importância do colo para o desenvolvimento do bebê

O contato físico, princialmente nos primeiros meses de vida do bebê, faz toda diferença para eles, mas também para as mães e pais. Desde a pré-história, mães usavam peles de animais para carregar os seus bebês no colo. Na contemporaneidade, carregar bebês em panos atados ao corpo das mães é uma cultura forte entre as africanas, as indígenas, as orientais e as sulamericanas. Porém, com a industrialização, dar colo passou a ser condenado. Médicos passaram a aconselhar os pais a deixarem o recém-nascido chorando para acostumar-se a permanecer no berço. Hoje já é comprovado por pesquisadores que as crianças tocadas com carinho desde o nascimento desenvolve-se melhor do que bebês pouco acariciados. Também já sabemos que colo não vicia nem estraga o bebê.

sling

Especialmente nos primeiros meses de vida do bebê, o colo ajuda a deixá-lo mais tranquilo, a ganhar peso, além de ser um ótimo remédio para as tão temidas cólicas, uma solução para a hora do sono e para dar conforto e segurança na hora dos passeios.

Os carregadores são opções muito interessantes para manter o contato físico com o bebê e, também, dar praticidade à vida das famílias, principalmente das mães, que ficam com dedicação intensa 24 horas por vários meses. Eles permitem que o bebê fique em contato com os pais, mas dão condições para que o adulto se movimente mais e faça outras atividades com mais segurança. Também incentiva e facilita a amamentação sob livre demanda.

Uma variedade de carregadores é o sling. “Sling” é uma palavra em inglês suja tradução ao pé da letra seria “tipoia”. Ele é um pedaço de tecido usado para carregar o bebê que, em sua versão mais moderna, possui diferentes modelos e formatos. O mais conhecido é o sling de argola, que é uma peça grande de tecido, com duas argolas na ponta que proporciona diversas possibilidades de amarração de forma segura e confortável.

O uso do sling é estudado por grandes cientistas. O antropólogo Ashley Montagu, por exemplo, cunhou o conceito de “gestação extrauterina”, da qual o sling é um grande aliado, em especial nos primeiros meses de vida. Já o antropólogo e arqueólogo Timothy Taylor afirma que o os slings são uma das maiores invenções tecnológicas da pré-história e que contribuem para a vida extrauterina segura dos bebês e para o desenvolvimento de seus cérebros.

Mas, como usar esses carregadores? Será que todo modelo de carregador pode ser usado para qualquer idade do bebê? Pensando nisso, o I Encontro para a Promoção da Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, que será realizado no dia 6 de agosto, fará uma Slingada, com o tema “Dar colo é tudo de bom! Aprenda a usar os carregadores de bebês” com Rosângela Alves, administradora do Sampa Sling, uma das referências na fabricação de carregadores.

rosangela

Anúncios


Categorias:Nós recomendamos - Eventos e Atividades

Tags:, , ,

1 resposta

Trackbacks

  1. 06/08 – Acontecerá evento comemorativo da Semana Mundial de Amamentação com diversas atividades gratuitas |

Comente esse post! Vamos gostar de ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: